Análise do filme tucker, um homem e seu snho

1060 palavras 5 páginas
Análise do Filme

Tucker, um homem e seu sonho.

Breve Sinopse do Filme

O filme se passa na década de 40, no contexto cultural pós 2° guerra mundial, onde o Empreendedor Preston Tucker resolve colocar em prática um sonho seu de construir um carro revolucionário. O inovador Tucker conseguiu construir um carro bem a frente do seu tempo, mas que infelizmente foi de contra a opinião e desejos das grandes montadoras (gigantes industriais) da época que acabaram por destruir esse desejo (junto com o governo e políticos americanos) de construir e comercializar esse carro do “futuro”. Foram fabricados 50 carros Tucker.

O filme tem como ator principal o Jeff Bridges, a atriz Joan Allen, o ator Martin Landau, o ator Elias Koteas, o ator jovem Christian Slater e o diretor Francis Ford Copolla.

Análise Organizacional do Filme

Existem desafios atuais hoje para a organização, tais como ética e responsabilidade social, inovação tecnológica, globalização e diversidade. Desafios estes que são nítidos dentro do filme, por exemplo, do protótipo do carro revolucionário vemos inovações tecnológicas que ainda não haviam sido lançadas na época em que se passa o filme, a globalização também está bem presente onde pessoas de longe, devido ao marketing pesado, souberam do carro e queriam compra-lo. Há também a responsabilidade social e a ética, onde o Visionário Tucker pensava em segurança, comodidade e preço acessível.

Podemos ver no filme também a configuração organizacional, vendo que, mesmo de forma tímida pelo tempo de sobrevivência da fábrica dele, havia um núcleo operacional, cúpula estratégica, linha intermediária e a tecnoestrutura.

Havia também as dimensões da organização que no caráter estrutural eram:

• Formalização – As documentações escritas informando tudo sobre a fábrica e o processo, servindo para dar uma controlabilidade no comportamento, Havia uma formalização mesmo que de forma mínima.

• Especialização –

Relacionados

  • fazendo
    783 palavras | 4 páginas