Análise do filme Pirates of Silicon Valley
(Piratas do Vale do Silício)
1. Introdução
A Informática mudou profundamente o mundo. Quase todas as atividades humanas têm alguma relação com ela. O filme Piratas do Vale do Silício relata o início da Apple e da Microsoft e acaba sendo um estudo de caso extremamente interessante. Empresas adotam estratégias, algumas com sucesso e outras com fracasso. O estudo e análise dessa história podem contribuir para apurar melhores práticas estratégicas em tecnologia de informação.
A atividade é um exercício sobre estratégia para tecnologia de informação. Leia esse roteiro e após assistir o filme responda as questões propostas.
2. Personagens principais
Há cinco personagens principais no filme. São os dois principais da Apple (Steve Jobs e Steve Wosniak), e os três principais da Microsoft (Bill Gates, Paul Allen e Steve Balmer).
3. Considerações adicionais a respeito do filme
Na primeira cena, Steve Jobs e Steve Wosniak aparecem nos preparativos da produção de um comercial que ficou muito famoso nos EUA. Trata-se do comercial de lançamento do Macintosh. Esse comercial foi exibido uma única vez, num evento de visibilidade muito grande (uma final de campeonato esportivo). O equivalente no Brasil seria uma final de campeonato nacional de futebol. Na ocasião do comercial, a Apple estava dando um lance ousado para recuperar o mercado de microcomputadores que vinha perdendo para a IBM. A aposta da Apple foi o modelo Macintosh. O comercial, dirigido por Ridley Scott, faz uma analogia entre a IBM e o “grande irmão” (personagem de George Orwell). O Macintosh seria algo como caminho da libertação da tirania da IBM. Em seguida, o filme volta para 1971, numa época em que a informática ainda não havia surgido. Os personagens que se tornariam ricos e famosos no futuro, nessa época eram alunos de Berkeley sem maiores distinções dos inúmeros demais. Parte do filme é narrada por Steve Wosniak (amigo de Steve Jobs), outra parte