Análise do filme kasper hauser
Curso: Psicologia Turma: 1º semestre
Disciplina : Introdução à Antropologia
Professora: Heloísa
Aluna: Ana Lúcia de Lima
Análise do Filme: Enigma de Kaspar Hauser
O filme o enigma de Kaspar Hauser nos traz uma boa reflexão de problemas existentes em nossa sociedade e mesmo ele sendo de uma época tão distante da qual vivemos, ainda nos mostra como existe problemas que mesmo com o passar de tanto tempo ainda insistem em se tornarem iguais.
Kasper Hauser apresentava um problema de identidade, onde faltava a noção de sua própria existência. Somente a partir de quando ele é posto para viver em sociedade e vai aprendendo a fazer isso é que ele vai tomando consciência de que realmente ele existe. Ele começa a diferenciar sonho de realidade, o que o coloca num patamar mais elevado do que o qual ele se encontrava quando vivia isolado.
Um dos assuntos do filme está concentrado no fato de muitas atitudes do ser humano ser aprendida e não vinda através de instinto, como muitos pregam. Muitos movimentos como o andar em pé, por exemplo, não é inato ao homem e sim algo que ele precisa aprender. No filme Kaspar Hauser ele vivia isolado e sempre sentado, apenas alimentado pelo seu suposto “pai”. Quando é posto para viver em sociedade e ali tem que aprender a andar como todos que dali fazem parte. Até mesmo as manifestações faciais são aprendidas, como o fato dele chorar e sem rosto não conter emoção, apenas as lágrimas correndo em seu rosto e este sem nenhuma expressão.
Outro ponto interessante e talvez, em minha opinião, o mais interessante é o viver em sociedade. Aprender uma cultura que até então não existia e ele tem que se adaptar aquele mundo que talvez nem o interesse tanto. As pessoas que vivem no mundo são tão cruéis que Kaspar tem o conceito que é melhor está trancado do que no meio daquelas pessoas que queriam forçá-lo a seguir seus costumes, sua cultura e por isso ele sofria. E isso