ANÁLISE DO FILME FENÔMENO
Sobre Inteligência
Bruno Assef de Vitto
RA = 201451410
Direito – 2º Ano B
IMES-FAFICA
O Medo do Desconhecido
Medo do desconhecido. Assim pode ser definida a trama de Fenômeno (Phenomenom, 1996), um belo drama de Jon Turteltaub (A Lenda Do Tesouro Perdido 1 e 2) que conta a história de George Malley (John Travolta), um pacato mecânico de uma cidade pequena.
Porém, a vida de George Malley muda completamente na noite de seu aniversário, quando uma luz desconhecida e muito intensa no céu faz George sentir um impacto que o leva ao chão e perder a consciência. A partir daí, George imediatamente se torna uma pessoa extraordinariamente inteligente e a mente dele começa a trabalhar de forma excepcional, como a de um super-gênio, encontrando soluções para todas as questões que surgem no seu dia-dia.
Essa passagem, mesmo que rápida, é muito bem apresentada, mostrando George resolvendo questões mais simples, como vencer uma partida de xadrez contra o médico da cidade, interpretado por Robert Duvall, até algo mais complexo, como decifrar uma mensagem transmitida pela Força Aérea Americana em código Moorse no rádio amador de seu amigo Nate Pope (Forest Whitaker). Mas as habilidades de George não se restringem apenas à "ver as coisas com mais clareza", como ele mesmo define. Além do fato de não conseguir mais dormir, ler vários livros por dia, prever um terremoto, aprender português e espanhol e alguns minutos, George começa a desenvolver habilidades de telecinésia. E é a partir daí que as coisas se complicam. Isso chama a atenção de muita gente, inclusive do governo, que deseja utilizar esta inteligência no Serviço Secreto e não em benefício da comunidade, que é o sonho de George.
Se antes os moradores apenas debochavam de George, depois começam a hostilizá-lo, como se ele representasse alguma ameaça. Com exceção de Nate e do doutor, todos tratam George como uma aberração e, a cada demonstração de suas habilidades, mesmo que involuntariamente