análise do filme diamante de sangue
S
FICHA DE ANÁLISE
S FILME: Diamante de Sangue
S DIRETOR: Edward Zwick
S ROTEIRISTA: Marshall Herskowitz e Edward Zwick
S DURAÇÃO: 2 horas e 22 minutos
S ANO: 2007
Síntese
S O filme conta a história da guerra civil entre 1991 e 2002 em Serra
Leoa, um país do oeste africano. Os conflitos se dão entre o governo e a força unida revolucionária, que lutam entre si pelo controle da produção de diamantes do país. A trama se aprofunda em questões econômicas que deram origem aos conflitos armados, os quais financiavam a guerra naquele país pela apropriação das riquezas naturais africanas, mais especificamente, diamantes. Estas riquezas por serem desconhecidas pelos nativos, geravam grande lucro para os exploradores, que utilizavam da mão de obra escrava para a extração dos diamantes.
Síntese
S É a história de um ex-mercenário do Zimbábue, e
Solomon Vandy, um pescador da etnia Mende, ambos são africanos, mas com histórias e circunstâncias de vida totalmente diferentes. Mas que em determinado momento de suas vidas se reúnem numa busca para recuperar um raro diamante rosa que poderá transformar suas vidas.
Análise dos personagens centrais
S Danny Archer: branco de origem africana;
contrabandeava diamantes para trocá-los por armas; primeira impressão que se tem de Archer é que ele é durão e sem sentimentos , mas ao decorrer do filme percebe-se que ele também é uma vítima de tudo o que está acontecendo.
S Salomon Vandy: um pescador negro da tribo Mende;
cheio de determinação e força de superação; muito cuidadoso com a família, em especial com seu filho Dia
Valores e Idéias
S As principais idéias que o filme nos trás é: o que é realmente
valoroso, a devastação da guerra e a exploração de pessoas e recursos naturais. Sobre os valores, cada personagem principal tem uma aquilo que é de mais importante para cada um,
Salomon a sua família por exemplo. O filme deixa a