Análise do Filme "Detenção"
A análise do filme “Detenção” conta uma história onde um grupo de pessoas se oferece para passar por uma experiência psicológica, onde serão trancafiados em uma prisão e divididos entre prisioneiros e guardas. O principal objetivo do experimento é analisar a forma com que os grupos se comportam em determinadas situações: tendo o poder de ditar as regras e seguir a ética e moral definidas pela “sociedade prisional”. Desde cedo, fica evidenciado um ponto chave no filme em relação à ética e a moral: os conceitos éticos e morais impostos pela sociedade são sempre os corretos a serem seguidos?
Conforme descrito no artigo citado na tarefa – “A critica à moral em Foucault” –, “Por ‘moral’ entende-se um conjunto de valores e regras de ação propostas aos indivíduos e aos grupos por intermédio de aparelhos prescritivos diversos, como podem ser a família, as instituições educativas, as Igrejas, etc”. No caso do filme, o grupo em que as “cobaias” estão inseridas é a própria sociedade carcerária, tendo como “responsáveis” por ditar as regras de conduta o grupo encarregado como “Guardas” no experimento.
Conforme passa o tempo, percebemos que diante do poder, o grupo que orginalmente seria encarregado em manter a ordem na prisão, acaba abusando de sua autoridade e instaurando o caos na sociedade. A partir daí, percebe-se que nem sempre o ético e o moral “correto” é o imposto pela sociedade, como Nietzsche cita em suas obras ao afirmar que a moral e a ética imposta pela religião, política, entre outros, “foram criados para dificultar o fortalecimento do homem”.
São muitos os conceitos dados ao poder, alguns são condizentes com a realidade e outros nem tanto. Focault é, na minha opinião, quem mais se aproxima da realidade, como nesta citação: Michel Foucault (1995): poder “pode perfeitamente suscitar tanta aceitação quanto se queira: pode acumular as mortes e abrigar-se sob todas as ameaças que ele possaimaginar. Ele não é em si mesmo uma violência que, às vezes, se