Análise do filme Contato articulado com o livro Psicologias
2- A representação social da imagem do cientista no filme quebra os paradigmas, pois a maioria pensa em cientista como um senhor insano, de cabelos e barba longa. No filme é representado por uma atriz linda, loira, ciente de si.
3- Ceticismo Científico é o exercício de questionar se uma afirmação está sustentada em pesquisa empírica e se tem reprodutibilidade, como parte da norma metodológica que procura a "extensão do conhecimento certificado". Ellie só era capaz de acreditar no concreto e no que era mensurável, Deus era algo que ela não podia crer, pois ela não o podia vê-lo, senti-lo, cheirá-lo.
4- Todos os tipos de conhecimento são válidos. E são de extrema importância para a sociedade, cada um com suas valias. No filme os que são fortes, é o científico, o religioso e o senso comum. Cada um com sua importância, mas para a cientista apenas o científico prevalece até que ela se depare com um conflito. É preciso um cientista ter a mente aberta, pois estamos sujeitos a novas experiências, experiências essas de todos os jeitos.
5- A atriz principal do filme não tem uma crença. Mais ao longo do filme ela demonstra certa fé, quando alega ter viajado até a estrela Vega e ter vivenciado tal experiência. No filme o que prevalece é a fé, porque quando a Dra diz ter certeza que teve contato com um extraterrestre, ela acredita no que viu, e o teólogo na última cena quando questionado se leva em consideração a palavra de Ellie, diz que não segue a mesma doutrina que ela, porém ambos buscam a verdade, então ele acredita nela.
FICHA CATALOGRÁFICA: