Análise do Filme Como Estrelas na Terra
Este trabalho visa fazer uma análise do filme Como Estrelas na Terra, com o objetivo de mostrar a importância da disciplina de arte na educação escolar, fazendo um paralelo entre o enredo do filme e a relevância da arte no processo de ensino-aprendizagem.
A arte é importante na vida das pessoas, pois colabora para o desenvolvimento expressivo, para a construção de sua poética pessoal e para o desenvolvimento da sua criatividade, tornando as pessoas mais sensíveis, passando a ver o mundo com outros olhos. A arte sempre esteve presente na humanidade, desde o início da sua história, em praticamente todas as formações culturais.
Luiz Gonzaga de Mello (2001 p. 430) nos fala que:
A arte aparece em todos os povos de todos os continentes em todas as épocas. A arte é a necessidade humana de se expressar de se comunicar com seu(s) deus(es), com seus semelhantes consigo mesmo, criar e mostrar seus mundos, mas seu desenvolvimento, como arte, depende da sociedade, do ambiente no qual o sujeito sonhante está imerso.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura e isto ocorre através da música, escultura, pintura, dança e outros. Arte é liberdade de expressão, é imaginação, fantasia, descoberta e sonho. É a criação e a recriação da beleza pelo ser humano e não apenas imitação da beleza que o ser humano considera descobrir na realidade que o cerca. Segundo Buoro (2003, p. 25) a arte é “[...] um produto de embate homem/mundo, consideramos que ela é vida e, por meio dela, o homem interpreta sua própria natureza, construindo formas ao mesmo tempo em que (se) descobre, inventa, figura e conhece”.
O filme Como Estrelas na Terra nos mostra a importância da arte na vida das pessoas, principalmente das crianças. Conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano)