Análise do Eu - Froid
A psicologia de grupo estuda o individuo como componente de uma organização de pessoas, buscando entender as relações os indivíduos membros de um mesmo grupo. A questão é que a convivência em grupos de pessoas que se unem não é algo primitivo, sendo possível descobrir e entender em que momento ele teve origem e como se desenvolveu desde então.
Um grupo é uma união de pessoas que compartilham características, opiniões ou ideais em comum. Sendo assim, o individuo está sujeito a influencias por parte de seu líder e também de seus colegas. São levantadas questões sobre o que é o grupo, qual influência ele é capaz de exercer na vida mental de uma pessoa e qual a natureza da alteração mental que ele força.
Os indivíduos podem ter vidas semelhantes ou não, mas o simples fato de ser parte daquele conjunto os torna coletivos, dessa forma, seus pensamentos, atos e opiniões tendem a se parecerem e combinam em determinado momento, também dentro do grupo os indivíduos têm a sensação de mais poder, ambas as situações não se repetem quando estão sozinhos. A união faz com que percam o senso de consciência ou responsabilidade. O contágio é um fenômeno que acontece em larga escala, a ponto de o interesse pessoal ser deixado de lado em pró de um bem maior para todos. Mesmo quando o individuo tem características ou opiniões opostas, ele coexiste em conjunto com os demais, mas de fato, uma vez parte de um grupo existe uma pré disposição a concordar com os membros.