Análise do escoamento da Bauxita e sua posição econômica no comércio exterior
Josieli de Melo Araujo1 (FATEC RUBENS LARA) – josieli.araujo@hotmail.com
Luana Soares Sekito2 (FATEC RUBENS LARA) – luanasekito@hotmail.com
Lucas Lopes de Oliveira José³ (FATEC RUBENS LARA) – lucas_lopes05@hotmail.com
Marcelo Peres de Souza Grilo4 (FATEC RUBENS LARA) – marceloperes1@hotmail.com
Tiago Filipe Bairos de França5 (FATEC RUBENS LARA) – tiago_bairos111@hotmail.com
Resumo:Neste artigo apresenta-se o processo de escoamento da Bauxita desde a mineração até seu porto destino, baseando-se em pesquisas bibliográficas analisando sites especializados, governamentais e artigos acadêmicos elaborados sobre assuntos similares a esta pesquisa. Em nossa pesquisa evidenciaremos as etapas do escoamento da bauxita,bem como a sua posição no comércio exterior e os principais fatores impactantes em sua logística internacional. O Brasil, além de possuir grandes reservas, vem se destacando no cenário internacional do que tange este produto. Ao final apresentaremos os resultados das análises de mercado para mostrar a importância industrial que esse minério representa no comércio exterior. Palavras-Chave: Bauxita; Comércio Exterior; Escoamento; Porto.
1. Introdução
A Este trabalho consiste em apresentar a análise do escoamento da bauxita e sua posição econômica no comércio exterior, lugar esse aonde a Bauxita vem crescendo no mercado mundial, nesses últimos anos, e é claro o Brasil como um dos maiores produtores e exportador desse minério.
Tendo muito a ganhar nesse âmbito econômico, pois o país é responsável por uma das maiores reservas de bauxita no mundo, e por obter uma grande quantidade desse produto que tem se mostrado realmente promissor ultimamente. O Brasil ocupa o sexto lugar no ranking dos fabricantes mundiais de alumínio.
De acordo com Simineral (2010), o termo Bauxita vem do nome da aldeia Les Baux na França meridional, onde foi descoberta em 1821 pelo geólogo