Análise do documentario the corporation
Empreendedorismo é a transformação de ideias em oportunidades através do envolvimento conjunto de pessoas e processos, onde a perfeita implementação dessas oportunidades levam a um negócio de sucesso.
Os empreendedores são pessoas singulares de detectam uma oportunidade e sobre ela criam um negócio para capitalizar, assumindo riscos calculáveis, é notável em um empreendedor aspectos como: iniciativa; criatividade ( transformando o ambiente social e econômico onde vivi através dos recursos disponíveis); aventureiro(pois assume riscos calculados e enfrenta a possibilidade de fracasso); e além de desenvolver uma visão apurada deve ser persuasivo, levando a seus sócios,colaboradores, investidores e terceiros, convencendo que sua visão colocará todos em uma situação confortável no futuro.
São exemplos de empreendedorismo, um indivíduo que cria uma empresa; uma pessoa que compra uma empresa e introduz inovações, assumindo riscos, seja na forma de administrar, vender, fabricar, distribuir ou de fazer propaganda de seus produtos e/ou serviços, agregando novos valores ou um empregado que introduz inovações em uma organização,provocando o surgimento de valores adicionais.
Segundo Dolabela(2006) "empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza".
Corporação
O termo corporação se resume a uma associação de pessoas do mesmo credo ou profissão, sujeitas à mesma regra ou estatutos, e com mesmos deveres e direitos.
Antigamente as corporações eram relativamente insignificantes como a igreja, monarquia , algumas ditaduras, já hoje é uma organização dominante,com a melhor definição para os dias atuais seria - “monstros tentando devorar o maior número de lucro possível, sem se importar com os trabalhadores, com o meio ambiente ou com os próprios consumidores, a corporação tem um único objetivo: fazer dinheiro.”’