Análise do Discurso- Caso: “À procura de Diana”- Da falsa notícia à agressividade publicitária
Para uma melhor compreensão da análise que será efetuada, importa definir o que é uma análise discursiva. A “análise do discurso” é uma designação comum a múltiplas formas de analisar a relação entre o sentido e a linguagem, bem como as suas repercussões sociais e políticas, Anabela Carvalho in Opções Metodológicas em Análise de Discurso: Instrumentos, Pressupostos e Implicações. A análise discursiva assume, assim, um especial relevo na relação entre discurso e a construção social da realidade. Nessa construção, os media detêm um papel essencial.
A tese defendida nesta análise consiste em perceber como é que uma falsa notícia é tratada em jornais distintos e, implicitamente, a agressividade publicitária da marca Cacharel. Para isso, esta análise discursiva baseia-se numa comparação entre dois corpora textuais noticiosos, de diferentes jornais: METRO e PÚBLICO, sobre a falsa notícia relativamente ao caso À procura de Diana, usando o método qualitativo da análise do discurso. Como este acontecimento mediático tinha por base uma campanha publicitária, faremos uma breve abordagem semiótica à publicidade da marca de perfumes Cacharel.
2. Contextualização do caso À procura de Diana
No dia 15 de setembro de 2012, que coincide com o dia da greve geral em Portugal contra as medidas de austeridade do governo, Ricardo Soares alegava ter conhecido a mulher da sua vida. No jardim do Príncipe Real, em Lisboa, bastaram umas horas de conversa com Diana para se apaixonar. Diana desapareceu sem deixar o seu apelido ou contacto, mas Ricardo conseguiu captar uma foto (de costas) da sua apaixonada. Segundo Ricardo, Diana tinha estipulado uma data limite, 14 de outubro, para este a encontrar, data em que tinha que regressar para Paris. Tudo isto levou a uma campanha para a encontrar por parte de Ricardo, quer pelas redes sociais (nomeadamente na sua página do facebook), quer pela distribuição de cartazes pela cidade de Lisboa. As pessoas aderiram em