ANÁLISE DO DESGASTE DE BROCAS DE AÇO-RÁPIDO NA FURAÇÃO COM E SEM A APLICAÇÃO DE FLUÍDOS LUBRIREFRIGERANTES

1985 palavras 8 páginas
ANÁLISE DO DESGASTE DE BROCAS DE AÇO-RÁPIDO NA FURAÇÃO COM E SEM A APLICAÇÃO DE FLUÍDOS LUBRIREFRIGERANTES

Resumo: Atualmente a competitividade do mercado exige que as indústrias busquem processos mais eficientes, baratos e com menor impacto ambiental. Na usinagem a utilização do fluido lubri-refrigerante é alvo comum quando se busca redução de custo e redução de impactos ambientais com a eliminação do fluído. Com este intuito, nosso trabalho comparou um processo de furação de um Aço SAE P20, dureza entre 37 e 38 HRc com uma broca de aço-rápido de diâmetro 6mm, uma condição utilizando fluído em abundância e outra a seco. Neste comparativo foram utilizados os mesmos parâmetros de corte, furação em cheio, sem pré-furo ou furo de centro e com profundidade de 9 mm. Na condições de aplicação de fluido em abundância, a broca usinou 0,801m, na condição sem fluído, a broca usinou 0,207m. Foi estabelecida a condição de fim de vida um Vbmáx=0,4mm.
Palavras-chave: Aço SAE P20, furação, fluído lubri-refrigerante, furação a seco, emulsão.

1. INTRODUÇAO

O processo de furação consiste na obtenção de furos cilíndricos em peças, através da utilização de ferramentas com geometria geralmente cilíndrica e multicortante. Para isso a peça ou a ferramenta avançam linearmente, coincidindo ou não com o eixo principal da máquina. A furação subdivide-se nas seguintes categorias (Zeilmann, 2007):
Furação em cheio
Furação com pré-furo
Furação de centros
Trepanação
Alargamento
Alargamento de perfil
Furação descentrada
Rebaixamento de perfil

Dentre os diferentes processos de usinagem o processo de furação com brocas helicoidais representa uma parcela de cerca de 20 a 25% das aplicações, e a broca é a ferramenta de usinagem mais fabricada e mais difundida (Zeilmann, 2007).
Uma parcela considerável das operações de furação utiliza fluido lubri-refrigerante (FLR) no processo, com o intuído de aperfeiçoa-lo, porém esta aplicação deve ser projetada de maneira correta, pois os

Relacionados

  • Influência do Avanço e Velocidade de Corte no Desgaste de Brocas de Usinagem
    12631 palavras | 51 páginas
  • desgaste de brocas
    3360 palavras | 14 páginas
  • ESTUDO DO DESGASTE DE BROCAS HSS EM RELAÇÃO À VARIAÇÃO DA PROFUNDIDADE DE FURAÇÃO NOS PROCESSOS COM MQL
    12609 palavras | 51 páginas
  • Estudo processo rosqueamento
    48363 palavras | 194 páginas