ANÁLISE DO COEFICIENTE DE ENCRUAMENTO
Palavras-chave: coeficiente, encruamento, Meyer.
1. INTRODUÇÃO
O encruamento é um fenômeno onde há a modificação da estrutura do material, em que a deformação plástica a frio ocasiona o endurecimento e o aumento da resistência do material, ou seja, quanto mais a força vai agindo sobre o corpo-de-prova, mais resistente ele vai se tornando, o que pode ser observado pelo aumento contínuo da tensão, à medida que o ensaio se processa. Isto ocorre devido às interações entre as discordâncias que impedem o escorregamento dos planos cristalográficos, formando barreiras para a deformação[1]. O grau de encruamento de uma amostra pode ser medido através do coeficiente de encruamento, expresso através da fórmula: 〖 σ〗_V=kϵ_V^n (1)
O objetivo deste trabalho é encontrar o coeficiente de encruamento de uma peça no estado de fornecimento, através de um ensaio Meyer, sob as condições de um ensaio Brinell.
O ensaio Brinell consiste na impressão de uma superfície metálica com uma bilha de aço de 10 mm de diâmetro através da aplicação de uma carga (que varia dependendo das características do material) por um tempo padrão (geralmente 30 segundos) [2].
A dureza de Meyer é baseada na projeção da área da impressão em vez da área superficial. Para um metal recozido, a dureza Meyer aumenta continuamente com a carga devido ao encruamento produzido pela impressão. Para relacionar a carga e o tamanho da impressão Meyer