Análise do cenário político com base na idéias de Hans Morgenthau
Sob a ótica realista, o grande pensador assevera o que o fim principal do Estado é a sobrevivência. A transformação do mundo resulta da manipulação política dos interesses, cuja a paz só pode existir como resultado da negociação de diferentes interesses estatais.
Interesses de quem? Quais os interesses? Se eles tendem a favorecer os mais fortes, é injusto. Ao revés, o correto é favorecer o lado mais fraco respeitando, contudo, o mais forte.
Nesta senda, Hans Morgenthau liga as paixões humanas ao poder. O amor a um líder carismático pode cegar uma nação. Poder e força não é apenas ameaças e persuasão. É cativar a confiança da sociedade e evoca-la quando oportuno. Adolf Hitler no século passado, teve como sua principal arma, a retórica. Conquistou os alemães e futuros adeptos ao Nazismo com sua persuasão e liderança, não somente com força militar, como muitos acreditam.
Segundo o autor, é na Política Externa que o Estado define suas prioridades, interesse nacional e alianças. Há 3 diferentes tipos de política:
A política do status quo visa a manutenção da distribuição de poder que existe em um determinado momento particular na história.A Alemanha tenta constantemente lograr uma cadeira no Conselho de Segurança das Nações Unidas, através de acordos e aproximações com os mais poderosos, como a Inglaterra, França e Estados Unidos, principalmente. Prova disso, são sua constantes viagens à Ásia com o presidente americano Barack Obama.
O imperialismo tem como objetivo o domínio de todo o globo politicamente organizado (império mundial); preponderância de poder estritamente localizada (preponderância local); ou domínio limitado geograficamente (império continental)
De acordo com o site VoxEurop, hoje em dia, a Europa mantém-se em silêncio perante a política imperialista agressiva