Análise de uma voõroca
481 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORAJANE FERREIRA DE ARAÚJO
ANÁLISE DE UMA “VOÇOROCA” EM UMA PROPRIEDADE RURAL NA CIDADE DE UNAÍ – MG
UNAÍ
FEVEREIRO DE 2011
ANÁLISE DE UMA “VOÇOROCA” EM UMA PROPRIEDADE RURAL NA CIDADE DE UNAÍ – MG
Jane Ferreira de Araújo[1]
RESUMO: Entende-se por voçoroca ou boçoroca uma ferida aberta num terreno, seja ele horizontal ou não; ou ainda num talude de um morro. Para a realização desse artigo, foi analisada uma voçoroca, com intuito de verificar suas causas e conseqüências, que devido ao uso inadequado do solo, bem como outras determinantes, se formou ao longo dos anos na propriedade rural “Fazenda Lago Azul”.
Palavras-chave: Voçoroca; ; .
OBJETIVO GERAL
Analisar as causas e consequências do surgimento de uma voçoroca na “Fazenda Lago Azul”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar os principais fatores responsáveis pelo surgimento da voçoroca; • Verificar as principais conseqüências e danos ambientais na área onde surgiu a voçoroca; • Propor medidas mitigadoras para os problemas gerados pelo voçoroca.
INTRODUÇÃO
O município de Unaí – MG tem sua história fortemente vinculada à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, bem como ao desenvolvimento de Paracatu, um dós municípios mais antigos de toda a região do noroeste mineiro. Segundo relatos históricos, o povoamento efetivo remonta o século XVIII, mas a emancipação somente ocorre em 31 de dezembro de 1943.
Com a inauguração de Brasília em 1960, houve uma aceleração do processo de ocupação da área, fruto da expansão da fronteira agrícola. Com o objetivo de alavancar o processo de ocupação produtivo, implantou-se projetos de aproveitamento e colonização do cerrado, realçando o Programa Especial da Região Geoeconômica de Brasília – PERGEB, o programa de Desenvolvimento do Cerrado – PRO-DESCER, o PLANOROESTE – I e II e o POLOCENTRO. Um programa que priorizou os municípios de Paracatu e Unaí, a partir de 1981, foi o da Companhia