Análise de uma organização com atuação não ética
Esse estudo de caso tem como objetivo identificar, por meio de uma pesquisa na grande mídia, uma organização que tenha sido denunciada por questões éticas. Após identificada e apresentada a empresa, será proposta uma solução estratégica e ética para solucionar o problema detectado.
Estudo de Caso – Empresa Kraft Foods
A empresa Kraft Foods é uma multinacional considerada a maior empresa de alimentos dos Estados Unidos, e a segunda maior do mundo, fundada no ano de 1903. No Brasil, a empresa está presente desde 1993, quando adquiriu a empresa Q-Refresco S.A.,companhia líder em bebidas em pó em todo o país. Três anos depois adquiriu o controle total da empresa Lacta, líder no mercado de chocolates. Atualmente a empresa possui seis fabricas no Brasil nas seguintes cidades: Curitiba (3 fábricas), Bauru, Piracicaba e em Vitória de Santo Antão.
O Departamento de Proteção e Defesa ao Consumidor identificou substancias transgênicas no milho e na soja usado como ingredientes da bolacha Trakinas, o rótulo desses produtos não apontava a presença de transgênicos na composição.
A omissão sobre ingredientes transgênicos descumpre o Código de Defesa do Consumidor e o decreto 4.680/2003, que tornou obrigatória a informação, no rótulo, sobre a presença de organismos geneticamente modificados em quantidade superior a 1% do produto.
Não informando corretamente os ingredientes de seus produtos a Kraft Foods desrespeitou ao menos três artigos do Código de Ética do Administrador, são eles:
Artigo 1 – São deveres do Profissional de Administração:
I – exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesses dos clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional, atuando como empregado, funcionário público ou profissional liberal.
Esse artigo foi violado pois os administradores