ANÁLISE DE UMA MISTURA DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO E DE CARBONATO DE SÓDIO
Introdução
A preparação e padronização de soluções revela-se de extrema importância para um bom procedimento de uma análise quantitativa, dado que as soluções são preparadas a partir da pesagem rigorosa do soluto e dissolvendo-o no solvente, ficando assim imediatamente conhecida a sua concentração exacta. Estas soluções são designadas de soluções padrão.
Ao processo da adição de solução padrão até que a reacção esteja completa dá-se o nome de titulação. A titulação é uma das técnicas universais de química e é geralmente utilizada na determinação da concentração de um soluto. As titulações podem ser do tipo ácido-base, no qual um ácido reage com uma base, ou titulação redox, na qual a reacção é entre um agente redutor e um agente oxidante.
O reagente de concentração conhecida é chamado de titulante e a substância a ser determinada designa-se titulada. Se soubermos qual a quantidade necessária da solução padrão para reagir totalmente com a amostra e a reacção química envolvida, calcula-se, posteriormente, a concentração da substância analisada.
O ponto exacto onde a reacção é completa é chamado de ponto de equivalência. O final da titulação é detectado por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador. Estes são substâncias ácidas ou básicas que variam de cor dentro de um intervalo de pH devido ao facto de poderem existir em duas ou mais formas que têm estruturas distintas e apresentam cores diferentes. Estes são escolhidos consoante o intervalo de viragem de pH: por exemplo, o alaranjado de metilo possui uma zona de viragem de pH de 3,1 a 4,6, já a fenolftaleína o seu intervalo de viragem é de 8,0 a 9,8.
O ponto em que isto ocorre é o ponto final da titulação. Assim sendo, é através do processo de padronização que é possível verificar o quanto a