Análise de um planejamento ambiental em uma escola preparatória para concurso público
Nos últimos anos, o cenário nacional passou por um crescente aumento da demanda por cargos públicos, vistos como sinônimos de estabilidade financeira e alcance de status sociais. Em função disso, o presente estudo de caso se propõe analisar a elaboração de uma proposta de planejamento ambiental a ser aplicada numa escola preparatória para concursos, que tem por função última, o aumento do escore de alunos que frequentam essa escola preparatória.
Para entender a contribuição do planejamento ambiental, se faz necessário compreender a metodologia deste planejamento, identificar quais são os fatores e etapas que devem ser tratados como prioridade na sua elaboração e posterior condução do planejamento, voltado para uma escola preparatória para concursos, tendo por base o aporte teórico do Behaviorismo Radical.
De posse disso, o presente trabalho justifica-se por ser um instrumento inovador no campo da Psicologia que contribui para analisar contingências necessárias e suficientes que facilitem o aumento do escore em provas de concursos, como também, aumente o bem estar dos alunos á medida que o nível de ansiedade diminui. Torna-se necessária, portanto, uma contribuição no sentido de minimizar a pressão que envolve a maratona de passar num concurso público.
A relevância das intervenções psicológicas escolhidas foram no sentido de fazer com que, os alunos pudessem identificar uma metodologia própria de estudo que facilite o mesmo, reduzir a ansiedade durante o processo de estudo que antecede o concurso e durante a realização das provas de concurso. Já os planos de ação do planejamento priorizaram estratégias que modelassem repertórios comportamentais de apoio social e ajuda mútuo entre os alunos da instituição, o reforço social generalizado foi um instrumento, por diversas vezes, utilizado.
2 PLANEJAMENTO AMBIENTAL
2.1 Esclarecimentos sobre o que é um planejamento ambiental
O corpo teórico do Behaviorismo Radical aponta que a ciência do