Análise de um artigo fundamentado na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano a partir das idéias de vygotsky.
Disciplina: Teoria da Aprendizagem
Professora: Dra Lenice Heloísa de Arruda Silva
Aluna: Ana Paula Mendonça de Moraes
Atividade: Análise de um artigo fundamentado na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano a partir das idéias de Vygotsky.
Título do artigo: A Perspectiva Sócio-histórica de Vygotsky e suas Relações com a
Prática da Experimentação no Ensino de Química.
O artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas adotadas em atividades experimentais sob a ótica da teoria sócio histórica do desenvolvimento, elaborado por Vygotsky.
Inicialmente a pesquisadora relata a importância da química para a sociedade moderna e a necessidade dessa área no currículo escolar. Em seguida ela faz uma discussão sobre as atividades experimentais no ensino de química, apresentando como as aulas de química são desenvolvidas, geralmente focadas na teoria e na demonstração de fórmulas, e a necessidade de superar esse modelo didático, focado na transmissão do conhecimento.
Em seguida ela apresenta alguns elementos da teoria sócio-histórica de Vygotsky sobre a qual irá fundamentar a sua análise. A autora reforça a idéia de Vygotsky de que as funções psicológicas não são inatas, mas construídas nas relações do indivíduo em seus contexto sócio- histórico e se desenvolvem por meio de processos de internalização das formas culturais do comportamento, ou seja o processo interpessoal(entre as pessoas) é transformado em um processo intrapessoal(no interior do indivíduo). Nesse contexto o outro mais experiente tem papel relevante no processo de internalização.
A pesquisadora no artigo discute também a importância dos instrumentos e dos signos como ferramentas de mediação dialética entre o homem e o mundo. Ela faz ainda uma discussão sobre as funções básicas da linguagem, a relação pensamento linguagem e a relação aprendizagem e desenvolvimento.
A autora apresenta os dois níveis de desenvolvimento ( real e potencial) e o conceito de Zona