Análise de texto
A redação selecionada possui constantes erros de pontuação que comprometem todo um período, logo um parágrafo e por sua vez, todo o texto! No título: informação, na medida certa, podemos identificar um desses erros de pontuação. A vírgula tem sua importância e existem regras para o seu uso. Infelizmente, muitos não sabem quando usá-la e erram por excesso ou falta dela. Uma boa maneira de minimizar essa falha poderia ser feita com leituras de textos em sala analisando sempre como as orações foram construídas e ligadas umas às outras até montar o parágrafo. Ao identificar a vírgula em atividade com os alunos, o professor poderia explicar o motivo de ela fazer parte daquela oração.
Ao escolher a metodologia de fazer constantes leituras em classe, o docente estará promovendo muitas vantagens: enriquecimento de vocabulário possibilitando os alunos a produzirem com mais fluidez seus próprios textos; identificação de quando se usa uma ou outra pontuação na oração e sua importância no contexto; além de colocá-los em contato com várias ideias tornando-os capazes de pensar e criticar.
O uso incorreto de pontuação no primeiro parágrafo segue comprometendo a qualidade e a clareza da redação. As orações são mal interligadas e implicam a leitura contínua do texto tornando-o incoerente e sem coesão.
No segundo parágrafo, o alerta vai para o erro ortográfico cometido ao escrever o verbo precisar conjugado na primeira pessoa do plural com “z” (precizamos). O interessante é que nesse mesmo parágrafo o verbo foi escrito na terceira pessoa do singular de forma correta: precisa. O fato de o aluno escrever palavras que possuem um mesmo radical de formas diferentes comprova que ele não tem conhecimentos morfossintáticos. A solução para a aquisição do aprendizado poderia ser feita em classe exibindo uma lista de palavras com o mesmo radical mostrando que essa parte da palavra se mantém uniforme. Por exemplo: casa, casinha, casarão.
Nos dois últimos parágrafos os problemas