Análise de texto não verbal – percurso do olhar
(Fonte: http://www.courrierinternational.com/dessin/2014/08/13/ebola-un-virus-deux-facons-de-mourir)
O texto não verbal, imagético, escolhido para o presente trabalho, estabelece a analise da matéria jornalística veiculada ao jornal europeu Courrier International – edição de 13.08.2014 por Dessin de Carrilho – intitulada: “Ebola: un virus, deux façons de mourir” (Ebola: um vírus e duas maneiras de morrer), contextualizado o surto do vírus ebola e a desigualdade social e racial existente na sociedade contemporânea.
O ebola é uma doença decorrente do vírus Ébola, que induz o paciente a febre do tipo hemorrágica e, em 90% dos casos, à morte. A doença é transmitida, principalmente, através do contato com secreções, sangue ou outros fluidos corporais, o que torna ainda mais difícil o seu controle.
Atualmente, o mundo volta seus olhos à África Ocidental, frente a um dos maiores surtos da doença já registrados e que, até o momento, conta com cerca de 2.600 mortes em virtude do vírus; este se propaga rapidamente em uma região desprovida de saúde pública, saneamento básico, educação e cultura, acarretando o crescente número de infectados, dentre eles, em sua grande maioria, moradores de baixa renda.
Em contra partida, União Européia e Estado Unidos buscam meios de conter a doença, enviando médicos, enfermeiros, suprimentos e voluntários que, assim como os moradores da região, também contraem a doença, mas tornam-se o principal foco da mídia.
O texto não verbal do jornal Courrier International traz ao leitor, em sua ilustração, essa árdua realidade da doença, impondo uma visão crítica acerca dessa verdade, ou seja, a imagem explora, de modo claro, em meio aos doentes negros africanos, o destaque da figura branca. Tal figura, destaca-se das demais, não apenas pela ausência de cor, mas, sobretudo, pelos personagens representados à sua volta, sendo eles, um cinegrafista e um jornalista que não se atêm aos