Análise de Sistemas
1 INTRODUÇÃO 3
2 modelo relacional normalizado 4
3 padrão sql 6
4 Processamento de transação 9
5 Controle de concorrência 15
6 CONCLUSÃO 19 REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresentará um resumo dos seguintes tópicos: Modelo Relacional Normalizado, Padrão SQL, Processamento de transações e Controle de concorrência com os principais itens relevantes debatidos.
2 modelo relacional normalizado
O Modelo Entidade Relacionamento apresenta algumas situações de difícil implementação prática. No plano conceitual é possível fazer quase tudo, porém no plano físico nem sempre dá para implementar. Para resolver esse problema usamos o Modelo Relacional Normalizado.
O processo é seqüencial, inicia-se na Primeira Forma Normal (1FN), vai para a Segunda Forma Normal (2FN) e assim por diante, até a última forma normal. Não é possível pular uma FN. Também não é possível fazer uma FN errada e acertar a próxima.
2.1 Primeira forma normal
É preciso identificar os atributos dentro de uma entidade que representem o armazenamento de um mesmo dado em locais diferentes, podemos interpretar como atributos repetidos, tabelas aninhadas ou que o atributo contém mais de uma ocorrência.
Depois de identificados, deve se criar uma nova entidade relacionada com a entidade de onde os atributos foram tirados e transferir esses atributos para ela. O relacionamento é forte, pois a nova entidade precisará da chave primária que se tornará uma chave estrangeira, porém fazendo parte da chave primária da nova entidade fraca, inclusive, um dos atributos retirados pode até fazer parte desta chave primária, tornando-se uma chave primária composta.
2.2 SEGUNDA FORMA NORMAL
Uma tabela para estar na segunda forma normal não pode conter dependência funcional entre seus atributos não chave com partes de sua chave primária, ou