Análise de Sinais
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
ECA4AN-RJA GRUPO: ANÁLISE DE SINAIS DE INTRUMENTAÇÃO PARA AUTOMAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO
Curso: Engenharia de Controle e Automação - Professor PA: Rodrigo Amaral Bonatti
Fabiana Moura, Felipe Couto, Roberto Natsuo, Vanderson Mauro, Vitor Sanders
1- Contextualização
No mundo altamente tecnológico de hoje pode-se dizer que quase na totalidade os processos industriais, principalmente quando seqüenciais, os mesmos são automatizados. Isso decorre por diversas vantagens que a automatização do processo propicia, tais como: maior quantidade do produto produzida, melhor controle da produção, melhor controle da qualidade, maior segurança para o profissional, dentre outros benefícios. [1] Um sistema de automação é o resultado de uma organização complexa onde intervêm pessoas, equipamentos, materiais, e atividades. Cada elemento tem seus próprios conhecimentos técnicos, recursos e informações e a integração destes, em todos os níveis, técnicos e sociais, é a chave do sucesso.
Na fabricação de refrigerantes, [2] o mesmo passa por muitas fases, o cuidado com a qualidade acaba sendo essencial, qualquer produto fora da especificação acaba sendo descartado. Tudo já começa com a água e com o gás carbônico que serão utilizados que já passam por diversos tratamentos para que possa garantir a maior pureza de ambos. Com o mesmo princípio da água e do gás carbônico toda a produção passa por diversos processos de inspeção, tais como, o engarrafamento precisa ser preciso, a limpeza tem que ser monitorada e registrada.
E, no caso de grandes grupos, a produção segue padrão único para que o produto seja o mesmo em qualquer unidade. Isso tudo pra que no fim possa ter um produto dentro dos padrões de qualidade exigidos.
Dentro de um processo industrial como esse acima, para obter esses resultados citados é necessário conseguir controlar e manter diversas variáveis do