Análise de sensibilidade e risco
A análise de sensibilidade e risco deve ter em consideração, pelo menos, as seguintes variáveis:
No Brasil o uso do petróleo na matriz de energia elétrica é pouco expressivo, utilizado em usinas termelétricas movidas ao derivado do petróleo tem como função operar em horário de pico parar garantir o atendimento da demanda, para complementar a oferta das hidrelétricas em períodos de estiagem e suprir municípios e comunidades não atendidas pelo sistema interligado.
A prospecção de novas jazidas é um estudo dispendioso que envolve análise de dados geofísicos e geológicos das bacias sedimentares.
A primeira etapa consiste na geologia de superfície, através do mapeamento das rochas, é possível reconhecer, delimitar as bacias sedimentares e identificar algumas estruturas capazes de acumular hidrocarboneto. Já a geofísica estuda as características da rocha e identifica as estruturas geológicas.
O método mais utilizado é o sísmico de reflexão, consiste basicamente em gerar pequenos tremores através de explosivos, canhões de ar comprimido ou outra fonte sísmica que são registradas e interpretadas na busca de vestígios que possam indicar hidrocarboneto. A prospecção sísmica pode ser dividida em diferentes fases, o custo dessa prospecção depende muito da região estudada, em mar o custo chega a ser de 5 a 10 vezes menor do que em terra, pois no mar existem navios que realizam o levantamento de dados sísmicos com baixo custo e em curto prazo, em terra o custo é afetado pela disponibilidade de transporte de equipamento a região explorada.
Temos como exemplo a implantação da