Análise de Sais
Introdução
A identificação dos íons de uma amostra pode ser feita de uma forma sistemática ou fraccionária. No caso, de misturas, uns constituintes podem inferir na identificação dos outros, marcando os resultados. Nesta situação recorre-se a uma análise sistemática, isto é, uma análise feita segundo uma sucessão ordenada de reações de identificação dos constituintes. Esta sucessão, que se chama marcha sistemática de análise, é construída de forma que cada constituinte só começa a ser identificado depois de terem sido identificados e eliminados da solução todas as outras espécies que interferem na sua identificação, isto é, que reagem com o reagente utilizado. Na análise sistemática, os íons da mistura separam-se em grupos de acordo com reações típicas com determinados reagentes, chamados reagentes gerais.
- OBJETIVO - Analisar amostra salina sólida de chumbo e de ferro a partir das reações químicas com reagentes, caracterizando os íons
MATERIAL –
- Tubos de Ensaio
- Espátula
- Estante de Madeira
- Béquer
- Bastão de Vidro
- Funil de Vidro simples
- Papel de filtro
REAGENTES –
- Hidróxido de Sódio
- Tiocianato de Amônio
- Iodeto de Potássio
- Cianeto de Potássio
Método - Dissolver o sal preparado, cloreto ferroso e nitrato de cobre, em 40ml de água em um béquer, para observar-se as características da mistura formada. Após o feito, aquecer a mistura e filtrar para outro béquer, desprezando os resíduos e trabalhando apenas com o filtrado.
Transferir 1ml da mistura filtrada para um tubo de ensaio e adicionar 5 a 6 gotas de NaOH a 6M e formar um precipitado marrom avermelhado. Caso forme-se um precipitado esverdeado ou preto, deve-se adicionar 5 gotas de H2O2 30% no restante da solução contida do béquer e aquecê-la até ferver para oxidar todo o Fe++ para
Fe+++. Dividir a solução de Fe+++ para 5 tubos de ensaio e adicionar os reagentes em cada tubo observando as reações em cada um deles.
ANÁLISE DE DADOS