Análise de sais por ensaio de chama
Alana Liberato, Erica Reis, Juliana Atala, Lilian Meneses, Renata Pinto, Talita Paulino .
Docente: Leila Maria Aguilera
Palavras Chave: Bohr, quantização, cátions, espectro.
Abstract
With the objective of showing the theory of Bohr´s atomic model, in which an atom emits light when passing a layer of higher energy to one of lower energy, and identyfing the cation present in the substance, the flame test experiment was done. Diferent substances where tested and the cation could be identified by the emission of diferent types of color when the substance was flared up
Key-words: Bohr; quantzation; cation; spectrum
Resumo
Com o propósito de demonstrar a teoria do modelo atômico de Bohr, na qual um átomo emite luz ao passar de uma camada de maior energia para uma de menor energia, foi realizado o experimento de ensaio de chama. Foram testados sais com elementos de diferentes períodos da tabela periódica e de acordo com as cores emitidas por eles, foi possível identificar o cátion presente na substância e definir sua coloração quando inflamado.
Palavras Chave: Bohr, quantização, cátions, espectro.
INTRODUÇÃO
A explicação das diferentes cores do teste da chama se encontra no modelo atômico proposto por Bohr, 1913. De acordo com esse modelo, os elétrons giram em torno do núcleo em órbitas circulares e bem definidas em níveis de energia. No estado fundamental eles se encontram nos níveis mais baixos. Quando o elétron adquire o estado excitado, nesse caso, com a absorção da energia da chama, ele passa para um nível de maior energia. Ao retornar para o estado estacionário, a energia é liberada na forma de fóton de radiação eletromagnética. Como o nível mais alto e mais baixo são quantizados, a diferença de energia também é quantizada, o que caracteriza o valor do comprimento de onda (λ): Efóton = h.c/λ onde h=constante de Planck e c = velocidade da luz.
A radiação liberada por alguns elementos possui