análise de rentabilidade
Segundo GITMAN (1997 p. 120) existem muitas formas de se avaliar a rentabilidade de uma empresa. Cada uma delas se relaciona a um tipo de retorno da empresa, por exemplo, às vendas, aos seus ativos, ao seu patrimônio liquido, ou ao valor das suas ações. Como um todo, “essas medidas permitem a quem analisa avaliar os lucros da empresa em confronto com um dado nível de vendas, certos nível de ativos, o investimento dos proprietários, ou o valor da ação”.
Para Matarazzo (1997, p. 152) “a rentabilidade da empresa é revelada por quatro índices: Giro do Ativo, Margem Líquida, Rentabilidade do Ativo e Rentabilidade do Patrimônio Líquido, estes revelam a rentabilidade dos capitais investidos, isto é, quantos renderam os investimentos e, portanto, qual o grau de êxito econômico da empresa”.
Segundo Assaf Neto,( 2008,p.112). Como todo negócio, os bancos têm como seu principal objetivo maximizar a riqueza de sues proprietários, através de uma adequada relação de risco e retorno. Até porque, nos bancos, os recursos captados e administrados são suas matérias primas.
Balanço patrimonial
O Balanço Patrimonial apresenta todos os bens e direitos, assim como as obrigações em determinada data. Segundo Matarazzo (1992), o Ativo mostra o que existe concretamente na empresa, todos os bens e direitos devem ter comprovantes documentais, com exceção das despesas antecipadas e as diferidas. O Passivo exigível e o Patrimônio Líquido mostram a origem dos recursos que estão investidos no Ativo.
Demonstrativo de resultado de exercício
Segundo (Matarazzo 1992) a Demonstração do Resultado do Exercício é uma demonstração dos aumentos e reduções causados no Patrimônio Líquido pelas operações da empresa. Todas as receitas e despesas se acham compreendidas na DRE, segundo uma forma de apresentação que as ordena de acordo com a sua natureza, fornecendo informações significativas sobre a empresa.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
De