Análise de Relatório de Estágio
Análise de Relatório de Conclusão de estágio
IFNMG
15/04/2011
Introdução
Para realizarmos o trabalho proposto pela Professora Gilda Maria Rodrigues Fonseca, da disciplina: Português instrumental, executamos uma busca minuciosa na internet, por relatórios de conclusão de estágio, preferencialmente da área de eletrotécnica. Apesar da inópia de material desse gênero, após efetuarmos o cadastro em um site de relacionamento acadêmico para troca de informação e conhecimentos entre usuários, intitulado de “ebah!”; foi liberado o acesso a um arquivo cujo conteúdo veio a ser um trabalho relativamente recente, criterioso, da área desejada, e que à primeira vista atendia às nossas requisições para prosseguirmos com a segunda parte da atividade, que será submetê-lo a uma análise meticulosa da forma e do conteúdo.
Análise da forma
Quanto à Estrutura, especificamente no que tange ao item: elementos pré-textuais, o relatório segue estritamente as normas da ABNT para a elaboração da capa, folha de rosto e sumário. Os elementos textuais tais como: introdução, desenvolvimento e conclusão, bem como os pós-textuais, também estão presentes.
Quanto à formatação, os itens: formato, margens e espacejamento estão perfeitamente de acordo com as normas técnicas. Entretanto, a paginação é defeituosa, ela nem sequer existe, pois nenhuma das páginas está numerada.
Análise do conteúdo Como já foi dito, os elementos pré-textuais estão em ordem e bem elaborados, cabe agora debruçarmo-nos sobre o desenvolvimento e esmiuçá-lo a procura das imperfeições de cunho redacional, das quais nenhum trabalho está isento. Ao lermos o texto percebemos que o autor empenhou-se em enriquecer sua obra com muitos dados, provavelmente frutos de pesquisas na internet, pertinentes às atividades e procedimentos realizados, assim como material detalhado referente às peças e componentes utilizados no estágio. Entretanto, é notória a dicotomia existente