Análise de programas e ações do mec
Análise de programas e Ações: Ministério da Educação- MEC
Programas selecionados: Mais Educação e Escola Aberta.
O programa Mais Educação é instituído em algumas escolas, prioritariamente nas escolas que apresentam baixo índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). Com este programa os alunos frequentam a escola em um turno integral de 7 horas, onde ocorrem diferentes experiências pedagógicas, com atividades dos mais variados campos de ensino como: educação ambiental, cultura, esporte, artes, tecnologia, entre outros. Estas atividades são aplicadas por monitores que devem receber do governo federal todo apoio material necessário.
O programa Escola Aberta é instituído em escolas de educação básica localizadas em territórios de vulnerabilidade social. O programa faz com que a escola abra suas portas para os alunos e a comunidade escolar nos finais de semana, onde ocorrem atividades para promover a cultura, as artes, o acesso a tecnologia, ao lazer, aos esportes, entre outros. As atividades são em forma de palestras e oficinas, aplicadas por pessoas e/ou instituições que aceitam compartilhar seus conhecimentos de forma voluntária. O programa é acompanhado pelas secretarias municipais e estaduais. Ambos os programas tem como seu objetivo principal ampliar os conhecimentos de alunos e da comunidade escolar em geral, promovendo dentro das escolas atividades ligadas a cultura e a cidadania, fazendo com que estes alunos passem mais tempo na escola, visando que as escolas onde são implementados estes programas são escolas situadas em bairros afastados, onde a comunidade escolar normalmente tem baixa renda e pouco acesso às informações. Uma das metas do Plano Nacional de Educação é:
“Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.
Tendo como estratégia estimular a oferta de atividades voltadas à ampliação da jornada escolar de estudantes matriculados nas