Análise de Processo de Negócio
1. Quais as atividades do ciclo de vida de BPM? Explique sucintamente cada uma delas.
R:Planejamento e estratégia:Nesta fase é desenvolvido uma estratégia dirigida para processos. Pois tal desenvolvimento oferecerá estrutura e direcionamento para a gestão contínua dos processos e seu objetivo macro deve estar alinhado com os da empresa e, para isso, é necessário ter conhecimento sobre as metas da empresa.
Análise de processos de negócio: A análise do processo é quando serão validadas as informações antes da ação efetivamente. É quando o contexto no qual as metas e objetivos estão inseridos são medidos e suas variáveis, como fatores externos, são identificadas.
Desenho e modelagem: Nesta fase o processo é senado, sendo possível identificar as falhas do processo, as repetições e as fases desnecessárias. Portanto, o desenho do processo é sua materialização. É neste momento que perguntas como: O quê, quando, onde, quem e como serão respondidas.
Implementação de processos: É a fase da ação, quando o desenho é posto em prática, neste momento também ocorrem pequenos ajustes.
Monitoramento e controle: Monitorar ajuda a prover informações sobre o desempenho através de métricas. E ajuda a pensar em ações de refinamento.
Refinamento: Nesta etapa, diante dos resultados, é feito melhorias ou redesenho de determinado processo. O monitoramento deve ser contínuo para que os resultados sejam alcançados. E assim, obtêm-se a satisfação da empresa.
2. Qual a relação entre as áreas de conhecimento do CBOK e o ciclo de vida de BPM?
R: As áreas de conhecimento do CBOK se concentram nos conceitos essenciais de BPM, como por exemplo, processos ponta-a-ponta, valor a ser entregue ao cliente e a interfuncionalidade dos processos, ou seja, essas áreas de conhecimento definem o BPM e o seu ciclo de vida que é composto por seis das nove áreas de conhecimento do CBOK, fornecendo ainda fundamentos básicos para exploração das outras três áreas de conhecimento.