análise de poemas - Período Barroco
Podemos encontrar no poema característica teocentrista, Deus como figura central. É um texto conceptivo pelo jogo dos conceitos e das ideias. Existe também o conflito espiritual, angustia entre o mundo físico e espiritual e existe a conciliação entre temos opostos, culpa/perdão. O autor, com alguns traços de ironia, reconhece a fugacidade da vida terrena.
O poema “Lira I”, de Tomas Antonio Gonzaga, contém características como o bucolismo, simplicidade, pastoralismo, tem a retomada dos valores clássicos, o Carpe Diem, a fuga da cidade, o equilíbrio, natureza amena, linguagem simples, tom familiar, ideal de vida, endeusam a mulher amada, etc. Todas as características do Arcadismo. O espaço no arcadismo é o espaço rural.
No poema, encontramos os principais temas que se enquadram perfeitamente dentro do Arcadismo que são: o amor, os prazeres de uma vida simples em contato com a natureza, os amigos, os pastores e Marilia. Outra característica encontrada é o desejo de liberdade.
Na obra o eu lírico apresenta-se como alguém superior, tanto intelectual como economicamente, apesar de ressaltar que tudo que possui de nada serviria se não fosse o amor de Marilia.
Podemos concluir então, que se comparados, os dois poemas possuem características que os diferem, o primeiro com suas características teocentristas, linguagem rebuscada, traços de ironia, conflito espiritual e o reconhecimento da fugacidade da vida terrena, principais características do Estilo Barroco, e o segundo que possui sentido conotativo, linguagem simples, as ideias são claras e objetivas,