Análise de perspectivas
Análise de Perspectivas
Videira – SC, dia 04 de outubro de 2012.
1-
Introdução
No trabalho serão abordadas três perspectivas, analisadas e ponderadas de acordo com as ideias do grupo. Também serão respondidas algumas questões e citados alguns trechos do texto, tudo em seguida para fazer choque de ideias com os integrantes do grupo.
2-
Defina o conceito de corpo nas perspectivas:
Materialista vulgar: “Em uma perspectiva materialista vulgar, somos aquilo que comemos”. Isso indica que o nosso físico, nosso corpo, responderá de acordo com o que comemos. De certa forma não deixa de ser nenhuma inverdade, mas também não está completamente correta, pois alem da alimentação, muitos outros fatores influenciam na formação física da pessoa.
Fenomenológica: “Em uma perspectiva fenomenológica, colocamos nosso corpo “entre parênteses”. Isolando-o de todo o processo histórico que o produz”. Essa análise reproduz a ideia de que se avalia apenas um resultado final, não todo o processo que aquilo se passou. Essa perspectiva já pode ser dita como incorreta, pois o atleta tem todo o seu preparo físico, para atingir um objetivo, e o histórico, ou seja, o seu preparo para isso, não se perde, se acumula.
Materialismo histórico- dialeto: “Entender o ser humano e seu corpo como produto de suas determinações sejam elas de ordem cultural, biológica, social e, principalmente econômica”. Tal perspectiva mostra que o indivíduo não é apenas o agora, mas sim o que já foi, e como será. Diz que o ser humano, tanto como corpo ou como mente, deve ser estudado desde suas essências para poder fazer uma análise correta em relação a ele. Essa perspectiva mostra um fundo muito certo, já que o indivíduo, seja em qualquer