Análise de mercado Tilt-up
Sumário
1. Introdução 5
2. Mercados de consumo 6
3. Tipos de sistemas de construção 6
3.1.1.1Normas regulamentadoras 7
3.1.1.2Metodologia 7
3.1.1.3Descrição do sistema produtivo 7
3.1.1.4Execução 7
3.1.1.5Vantagens 8
3.1.1.6Desvantagens 8
4. Mercado interno 9
5. Mercado Externo 10
6. Análise do mercado interno 11
7. Estudo de Caso - Tilt-up X Alvenaria armada 12
8. Conclusão 13
1. Introdução
Nos últimos anos a construção civil passou por um grande crescimento pós crise mundial, alavancado pelo aumento da renda da população e pelos incentivos do Governo, como o programa Minha Casa Minha Vida.
Atualmente, com as altas taxas, tributação elevada, variação cambial e alto custo de mão de obra e falta de qualificação fazem com que o preço das construções se eleve e a sua demanda sofra uma queda.
Diante deste cenário é proposta a viabilidade de utilização de técnicas pré-moldadas mais avançadas, como o Tilt-up que traz uma tecnologia que fornece economia de custo, otimização de tempo e boa qualidade. Esta técnica permite liberdade no projeto de arquitetura, maior área útil, flexibilidade, compatibilidade com outros materiais, menor prazo de execução, racionalização de materiais e mão-de-obra, alívio de carga nas fundações, garantia de qualidade, maior organização nos canteiros de obras e precisão construtiva. Os setores da construção civil que utilizam dessa tecnologia são edifícios comerciais, residenciais, hotéis, flats e até em edifícios industriais.
2. Mercados de consumo
Na década de 90, após fatos como incentivos e testes do governo com a utilização de pré-moldados que não foram satisfatórios, viu-se novamente a necessidade de investir na construção civil utilizando-se desta técnica, para a construção de grandes shoppings centers, hotéis, galpões, áreas de varejo e logística. Essas construções tem como necessidade a velocidade de execução e requinte de acabamentos de fachadas