Análise de Mercado Food Truck
Desde a década de 1980 o mercado de fast-food está em constante crescimento e consolidação no Brasil. Com a chegada de grandes franquias como Mcdonald´s, alguns costumes e tradições estão em fase de mudanças, principalmente pelo crescimento do mercado de trabalho que faz com que muitos trabalhadores da área urbana façam refeições fora de casa e tendo cada vez menos tempo para isso.
O fast-food vem sanar as dificuldades de distância e tempo necessárias para ir e vir do trabalho para casa, com produtos prontos e tempos mínimos de preparo. A adaptação ao novo estilo de comer se tornou fácil, fazendo com que as pessoas se adequem ao que o mercado próximo lhes oferece.
Com o avanço da globalização e o apoio da mídia a disseminação deste mercado se tornou potencial, cada vez mais as pessoas se enquadram em hábitos novos que os auxiliam no seu também novo modelo de vida, cada vez mais veloz e dinâmico.
Conforme dados da Abia, Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, organização que tem por objetivo congregar as empresas que se dediquem à alimentação e funcionar como interlocutor junto ao Poder Público na qualidade de Órgão Técnico Consultivo, os principais fatores para a expansão este mercado, demonstrando as forças condutoras que determinam o comportamento são:
Aumento da população nas classes A, B e C, gerando mais de 60 milhões de novos consumidores;
Diminuição do desemprego no país;
Aumento da massa salarial, gerando mais renda disponível;
Mudança do estilo de vida da população, com demanda para alimentação mais conveniente, saudável e prática, com a mulher trabalhando cada vez mais fora do lar, demandando serviços e produtos para uma alimentação produzida fora de casa que atenda a estas necessidades.
(http://www.abia.org.br/cfs2013/mercado.aspx)
Os principais segmentos do setor alimentício são: Institucional, formado por restaurantes que atendem aos setores de indústrias, empresas, saúde, entretenimento e o