Análise de mercado, estratégia de comercialização e est. econômicas e financeiras
Analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores. E a forma mais comum de se fazer esta análise é por meio da pesquisa de mercado.
Esta pesquisa consiste na coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor. Quando realizada corretamente, oferece informações consistentes que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso.
Além da pesquisa formal, ações como visitar a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos, ouvir reclamações de clientes ou mesmo observar como as pessoas caminham dentro de uma loja são importantes fontes de informações que não devem ser desprezadas por novos e antigos empresários.
ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO:
Estratégia é a arte de explorar os meios e as condições que favoreçam a aplicação das maneiras dos métodos mais eficaz, para a obtenção de objetivos específicos em prazos pré-estabelecidos. Comercializar é desempenhar atividades de negócios que orientem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário, através dos seus vários meios. Os elementos essenciais no processo de desenvolvimentos de estratégias são: planejar as estratégias e as táticas, analisar as condições do mercado, abordar o mercado de forma pensada e utilizar técnicas de comprovada eficácia.
TÁTICA DO GANHA/GAANHA: nem vencedor nem perdedor. Bons negócios são aqueles onde as duas partes ganham.
TÉCNICAS DO FATO CONSUMADO: considerando o negócio como fechado, obtém-se maiores chances junto aos clientes.
TÉCNICAS “X OU Y”: estimular a decisão do cliente entre duas alternativas, fornecidas por você.
INTERRUPÇÃO ESTRATÉICA: passa-se a idéia de que não para ceder mais, com o intuito de obter o limite do cliente.
TÉCNICAS DO NOME COMPLETO: pede-se o nome completo do cliente , para descobrir se o mesmo já está decidido a comprar.
ESTIMATIVAS