Análise de Medidas de Posição
Aluno: Renato Lírio Coutinho
Selecionar um artigo no Portal CAPES que tenha trabalho medidas de posição e dispersão. Fazer resumo de até 500 palavras e constando:
Problema de pesquisa;
Justificativa;
Objetivos;
Justificativa para o uso das medidas;
Suas conclusões sobre a pertinência do uso daquelas medidas.
Problema, Justificativa e Objetivo da pesquisa
A capacidade do indivíduo em manter-se na posição ereta, corrigindo de maneira eficaz os movimentos do corpo e reagindo a estímulos externos, representam estratégias de controle postural essenciais para as atividades realizadas no cotidiano. Após os 65 anos, até 30% dos idosos apresentam alterações do equilíbrio e postura, com piora progressiva com o passar dos anos. Na maioria dos casos, a falta de equilíbrio não pode ser atribuída a uma causa específica, mas sim a um comprometimento do sistema de equilíbrio como um todo (incluindo vias neurais aferentes e eferentes e os componentes musculoesqueléticos efetores da resposta postural)1.
A diminuição da capacidade aeróbica e dos níveis de atividade física pode causar alterações do padrão de marcha e do equilíbrio, com consequente aumento da predisposição a quedas e comprometimento da capacidade funcional do idoso.
Medidas de avaliação do desempenho físico, como o equilíbrio postural e a capacidade aeróbica, são importantes indicadores de saúde e foram reportados na literatura como significativos preditores de incapacidade física e dependência nas pessoas idosas.
Ainda são insuficientes os estudos que avaliam a evolução do equilíbrio e da marcha ao longo do tempo, mantendo os idosos em suas atividades físicas espontâneas. Assim, é fundamental a obtenção de informações sobre alterações longitudinais do equilíbrio e da capacidade aeróbica de idosos para a compreensão das alterações involutivas do controle da postura e da capacidade funcional, permitindo o planejamento de intervenções fisioterapêuticas específicas.
Na