Análise de marketing - cacau show
PROF. RICARDO MOREIRA
ANÁLISE DA ESTRUTURA DE MARKETING: CACAU SHOW
GRUPO:
EDUARDO PANZUTO
ERICO BEDIN
LUIS AUGUSTO PALMA
RAFAEL RODRIGUES SILVA
RODRIGO MIRANDA
JUNDIAÍ – 28 DE MARÇO DE 2012
ANALISAR A ESTRUTURA DA ÁREA DE MARKETING (COMERCIAL) DA EMPRESA:
CACAU SHOW
1) O AMBIENTE
A empresa Cacau Show está inserida em um mercado que movimenta R$ 7 bi por ano. Este é o tamanho do mercado de chocolates no Brasil. Neste contexto, estão inseridos concorrentes como Kopenhagen, Brasil Cacau, Garoto, Nestlé, Kraft e Lacta. Todas estas empresas estão em um macroambiente que basicamente pode ser subdividido em:
Demográfico: O tamanho e a taxa de crescimento da população afeta o mercado de chocolates diretamente, pois é um produto popular no Brasil, além de seu consumo estar distribuído principalmente entre a classe A até a classe D. Com relação à idade, o principal consumo se dá entre as idades de 20 a 65 anos.
Socioeconômico: O crescimento da economia que está sendo experimentado atualmente pelo Brasil mostra uma relação direta com as vendas de chocolate. Apesar da forte sazonalidade apresentada neste mercado, as vendas estão crescendo cerca de 12% ao ano e o mercado mundial apresenta um crescimento médio na ordem de 6% a.a. A Cacau Show foca em preços baixos sem perda da qualidade e marketing. Com o aumento da renda das classes mais baixas, este mercado como um todo está aproveitando esta onda e crescendo junto. A própria empresa diz que “estão surfando no crescimento da renda da sociedade”. A distribuição das vendas por classe social se da para:
Classe C: 65% para presente e 35% para consumo
Classe B: 50% para presente, 50% para consumo
Classe A: 35% para presente, 65% para consumo
Cultural: As vendas também são influenciadas pela sazonalidade. Esta é expressiva nas épocas de Natal e na