Análise de investimentos
POLO VALPARAÍSO-GO
GRADUAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
ATPS – ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Abril /2013
Análise de investimentos
Tipos de Investimentos Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias.
Investimentos públicos: Recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social.
Investimentos privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores.
Investimentos mistos: Recursos disponibilizados em parte por governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas. Os investimentos têm importância fundamental tanto para a economia quanto para as organizações. A economia de qualquer país só pode crescer como fluxo contínuo de investimentos. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentara produção das fábricas, empresas e fazendas das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB). Uma vez que as unidades produtivas têm capacidade ilimitada, para aumentar o PIB a longo praz, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível via investimentos.
Os investimentos também são fundamentais para as organizações. O investimento influencia a sobrevivência das organizações em, pelos menos, dois aspectos:
1) Expansão das organizações
2) Reposição do capital Dessa forma, as organizações, pelos menos as com “saúde financeira”, mantêm um fluxo de investimentos a fim de garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão. Para obter recursos, a organização necessita investir. Contudo, o mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, cabendo ao administrador analisar