Análise de Investimentos
Análise de Investimentos
Trabalho sobre Elaboração de um Projeto de Investimento
Aluno (a): Ana Cristina R. de Freitas
Curso: Administração - 5º semestre
Data de realização : 26/03/2013
Tutor (a) Presencial : Jefferson Marani
Tutor EAD: Prof.(a): Ivonete Melo de Carvalho
Americana – SP
CONCEITO DE INVESTIMENTO
Investimentos é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.
Ou seja, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transportes, infra-estrutura), ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza a taxa de lucro sobre o capital supera ou pelo menos é igual à taxa de juros.
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimentos: Os Investimentos públicos, os Investimentos privados e os Investimentos mistos.
Em relação á área financeira, há vários tipos de investimentos, entre eles podemos citar:
- Investimentos relacionados a aplicações financeiras: Quando uma empresa, ou mesmo uma pessoa física , tem (caixa) dinheiro sobrando, podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação.
- As principais aplicações financeiras disponíveis no Brasil São: CDB, Caderneta de Poupança, Debêntures, Ações de empresas, Fundos de investimentos dentre outros.
Podendo ser esses investimentos classificados em renda fixa ou renda variável, ou mesmo mistos de renda fixa e variável.
RENDA FIXA
A renda fixa são investimentos nos quais não há