Análise de Investimentos
Projeto de Investimento: Conforme Rodolfo Leandro De Faria Olivo, a tendência do investimento no Brasil, devido à resposta da onda de expansão e deslocamento da economia, aponta para expectativas de crescimento. Atualmente, a necessidade das organizações de buscarem tecnologia e inovação, a fim de obterem vantagens competitivas, induz os empresários a buscarem recursos para financiar seus projetos. Para este fim, as Instituições Financeiras exigem a apresentação dos projetos de investimentos e, através dos métodos de análises existentes, avaliam a sua viabilidade. O interesse da instituição financeira em participar do projeto fica evidenciado mediante a concessão do financiamento, ou não. Um projeto bem elaborado faz com que a tomada de decisão seja menos arriscada, pois o alto nível de informação conduz à diminuição do nível de riscos e incertezas. Com isso, surge a questão-problema de pesquisa: identificar quais os métodos existentes para análise de projetos de investimento; quais são os métodos mais utilizados em uma instituição financeira e quais são as vantagens e desvantagens dos métodos utilizados pela mesma. A pesquisa responderá a cinco objetivos específicos da questão-problema apresentada: 1-Descrição do investimento pretendido. 2-Elaboração do fluxo de caixa Relevante .
3-Métodos para Avaliação de Investimentos.
4- O Efeito da Inflação na Análise de Investimentos.
5-O Imposto de Renda e a Depreciação.
ANÁPOLIS 2013
Tipos de Investimentos:
- Investimentos públicos: são recursos que o governo ou entidades públicas disponibiliza a fim de gerar o bem- estar social. Exemplos: hospital, escolas, creches
- Investimentos privados: são recursos que pessoas jurídicas disponibilizam a fim de gerar retorno monetário para quem investiu. Exemplos: supermercado, escolas particulares, lojas.
- Investimentos mistos: são recursos que uma parte é do governo e outra parte de