Análise de investimentos
Tipos de Investimento
Investimento é um termo que se originou na economia. Investimento é uma palavra muito comum na mídia e a mesma utiliza ela genericamente, definindo compra de veículos, de casas, estudo. Até mesmo o casamento, este que é uma das formas mais antigas de investir.
Investir é usar os recursos disponíveis no dia de hoje, para aumentá-los no futuro. É deixar de usar hoje para amanhã utilizar numa melhor forma. Os investimentos podem ser classificados como públicos, privados e mistos.
Os investimentos públicos são aqueles que não tem como objetivo retorno monetário e sim contribuir de forma social. São realizados geralmente por organizações publicas e tem como principais exemplos: hospitais, escolas, segurança publica, investimentos em infra-estrutura de ruas e também investimentos para contribuir com a cultura.
Os investimentos privados são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas a fim de gerar retorno aos investidores. Alguns exemplos são fábricas particulares, empresas de prestação de serviço, lojas de varejo e shoppings.
Os investimentos mistos são recursos disponibilizados por um lado pessoas jurídicas e por outro lado entidades públicas. Geralmente se estrutura na forma de uma empresa com capital misto. O objetivo do investimento é gerar tanto retorno monetário quanto retorno na sociedade. Seus exemplos são Petrobras e Banco do Brasil, entre outros.
Estudando o conceito e os tipos de investimento, conclui-se que são de fundamental importância para uma organização, para o estado e para a economia. Além da necessidade de investimentos para a sobrevivência de uma cidade, estado ou país, eles tem fundamental importância para as empresas, influenciam na sua sobrevivência e nos seguintes aspectos:
Expansão das organizações: A única forma de uma empresa crescer e se expandir é investir.
Reposição de capital: “ As organizações, mesmo que não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de