ANÁLISE DE INVESTIMENTO
Aula-tema: Conceito e formas de investimentos. A importância do investimento para as organizações.
1.1 – Conceito e Formas de Investimento
1.2 – INTRODUÇÃO
Existem estudos que comprovam que há pelo menos 2.500 anos o homem já cunhava moedas. A origem da cunhagem de moedas se dá no Vale dos Hindus e na China. Nos tempos antigos o ouro e a prata se rivalizavam com o ferro e o cobre na cunhagem de moedas. Com o passar do tempo, os metais menos nobres foram cedendo lugar aos metais mais raros como ouro e prata. Com o desenvolvimento do comércio, em função da regulamentação e padronização das moedas, surge a ideia de emprestar os depósitos que eram feitos, porque não havia lógica de deixar inativo este dinheiro, surge assim o conceito de atividade bancária, no qual os bancos captam recursos através de depósitos a vista conta corrente e depósitos a prazo CDB S- (certificados de depósitos bancários), e aplicam em títulos bancários governamentais ou privados.Os bancos criaram a chamada análise de perfil de investidor, para definir e diagnosticar qual o seu perfil, qual o retorno que você procura, a partir disto chegamos ao conceito de investimento.
1.3 – INVESTIMENTOS
Investimento:Nada mais é que um conjunto de fatores econômicos e financeiros, determinados por variáveis de mercado dentro do campo de incerteza e risco objetivando rentabilidade e lucro. Dentro deste cenário de mercado temos como principais forças o modelo de Porter descrito abaixo:
O modelo de Porter, envolve aspectos contingenciais macroeconômicos e microeconômicos, que exercem influência, em tomada de decisões, análise de riscos incertezas, e onde investir, para quem investir, e o qual o momento certo de investir para controlar suas perdas. O melhor caminho é diversificar suas áreas de atuação ou seja, é construir uma carteira com várias aplicações simultâneas em diversos segmentos para controlar seus riscos.
Para diversificar o investimento é necessário ter um