Análise de Investimento
Ana Luiza Mohn Danin (PUC/GO) analuiza_mdanin@hotmail.com
Jéssica Lopes Beneti (PUC/GO) jessicadeddy@hotmail.com
RESUMO: Este trabalho tem a finalidade de analisar a viabilidade econômica, através do cálculo do VPL estudando os custos fixos e variáveis que envolvem a produção e as receitas estimadas, da produção de milho sequeiro realizada na safra e safrinha de 2010/2011. A produção será realizada no município de Unaí, região noroeste de Minas Gerais. Será feito plantio direto envolvendo então, serviços com tratamento da semente, plantio, aplicação de adubo, herbicida, cloreto de potássio e fungicida. Com a construção do fluxo de caixa e calculado o VPL concluímos que o investimento é viável mesmo com baixo lucro e que o fator mais sensível a variação é a taxa de juros, causando uma maior variação no VPL.
Palavras Chave: milho, custos de produção, análise econômica.
1.Introdução
O milho é um cereal que tem um grande potencial de desenvolvimento, sendo hoje uma cultura que vem ganhando espaço nas propriedades rurais, como uma opção econômica para o verão, pois além do valor nutricional de seus grãos, dada sua grande importância na alimentação humana, animal e matéria-prima para a indústria, ele é essencial como elemento da rotação de cultura com a soja.
Na safra de milho, normalmente, é recomendado o plantio nos meses de outubro, novembro e dezembro, que é uma época bastante chuvosa. Sabe-se que durante o período de florescimento, que ocorre entre 75 e 80 dias após a semeadura, é a fase em que as plantas de milho mais necessitam de calor e umidade no solo. Portanto a semeadura de outubro é a que mais convém e a que oferece mais segurança no sentido do solo possuir umidade suficiente, no período de maior necessidade das plantas.
O plantio de milho também pode ser feito na safrinha, que é o plantio de sequeiro semeado de janeiro a abril, após a cultura de verão, geralmente da