Análise de investimento á longo prazo
Neste trabalho serão apresentados os resultados de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e de estudo de caso (MARCONI; LAKATOS, 1991).
Este trabalho tem como objetivo estabelecer os conceitos necessários para a melhor compreensão da pesquisa. Demonstrando os fatores e as referências que foram estudadas e analisadas para se chegar a uma determinada conclusão sobre o tema abordado, onde o mesmo se trata de um estudo de caso de empresas localizadas na região circunvizinha a Tangará da Serra e que foram beneficiadas com investimentos financeiros de recursos governamentais de longo prazo. O tema abordado visa identificar os benefícios gerados após serem tomados os investimentos, sendo estes econômicos e sociais.
1.1 Linhas de Financiamento Abordadas
Dentre as diversas linhas de financiamento existentes, iremos analisar duas destas, sendo uma o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste – FCO, conforme abaixo:
1.1.1 Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES investe em empreendimentos de organizações e pessoas físicas segundo critérios que priorizam o desenvolvimento com inclusão social, criação de emprego e renda e geração de divisas. O apoio financeiro pode se dar por meio das seguintes modalidades: financiamentos, recursos não reembolsáveis e subscrição de valores mobiliários. Em alguns casos específicos, o apoio financeiro pode se dar de forma conjugada, por meio de financiamento a uma parte de projeto e via subscrição de valores mobiliários em outra. A decisão de utilizar as duas modalidades fica a critério do BNDES.
O BNDES é uma empresa público privada federal com o principal objetivo de apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país. O BNDES utiliza critérios bancários para a concessão dos financiamentos e segue a legislação, normas e