Análise de investimento - santander
André Siqueira
Luiza Helena Schweitzer
Luiza Henkin
Maria Fernanda Branco
Disciplina: Mercado de Capitais
Resumo
O presente trabalho, apresentado na disciplina Mercado de Capitais na Universidade Federal de Santa Catarina, tem o objetivo de analisar de forma mais profunda as ações de uma empresa listada na BM&F Bovespa. Isso foi feito utilizando o Banco Santander, sobre o qual houve uma caracterização histórica da empresa e sua fundação, segmento e abertura de capital. É apresentada também uma análise da volatilidade das ações ao longo do tempo e a comparação de seu desempenho com empresas do mesmo segmento. Por fim, é realizada uma análise de investimento nas ações da empresa sob o olhar das escolas técnica e fundamentalista.
Palavras-chave: Mercado de capitais, Análise de investimento, Bovespa, Banco Santander, Escola Técnica, Escola Fundamentalista, Volatilidade.
Introdução
“Quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais, o que se traduz em mais oportunidades para as pessoas, empresas e instituições aplicarem suas poupanças.” (BMFBOVESPA) Considerando a situação econômica atual do nosso país que está extremamente aquecida, e o potencial de crescimento que o país possui, o Brasil tem se mostrado uma opção de investimento cada vez mais atrativa para os investidores. Muitas empresas do setor financeiro acreditam ser um dos mercados mais atraentes do mundo dado seu alto potencial de crescimento e sua baixa penetração de produtos e serviços bancários. O objetivo geral do presente artigo reside em analisar uma empresa listada na BM&F Bovespa utilizando os conhecimentos de mercado de capitais adquiridos em classe. A empresa escolhida pela equipe para análise é o Banco Santander, pertencente a um grupo espanhol que começou a atuar no Brasil em 1957 e após inúmeras aquisições se tornou o terceiro maior banco privado do país.A justificativa da