Análise de Glicose
Podemos dizer que ente os carboidratos da dieta humana estão o amido, a sacarose e a lactose, maltose, glicose e a frutose, mas para que ocorra a absorção dos carboidratos pelas células do intestino delgado é necessário que aconteça a hidrolise dos dissacarídeos transformando-os em monossacarídeos, estas reações enzimáticas acontecem ao longo de todo o trato gastrointestinal e são responsáveis pelas quebras de tais moléculas.
De acordo com Anita Marzzoco para que as células possam permanecer exercendo suas funções vitais é necessário que ocorra um conjunto de reações químicas. “A insuficiência na produção ou remoção de metabólicos pode levar a condições patológica”. (Marzzoco 2011)
O amido é o primeiro a ser hidrolisado, este processo inicia na boca durante a mastigação e é startado pela amilase salivar (ptialina), esta fraciona o amido. A amilase salivar possui a mesma especificidade da alfa amilase salivar(Berne 2000 581) no entanto não é suficiente para hidrolisar os polissacarídeos.
No duodeno o amido e o glicogênio sofrem ação da amilase pancreática, como dito por Berne (2011) “a amilase salivar, a amilase pancreática cliva as moléculas de amido” cujo principal produto é a maltose e oligossacarídeos contendo em média oito unidades de glicose.
A Glicose é parte fundamental no processo de obtenção de energia para o corpo e sua falta ou excesso pode ser prejudicial para qualquer indivíduo.
Alberts em seu livro (2011) afirma:
“o açúcar é abundante do lado de fora de uma célula hepática(após uma refeição), as moléculas de glicose se ligam aos sítios de ligação. Quando os níveis de açúcar são baixos (quando está com fome), o hormônio glucagon estimula a célula hepática a produzir grandes quantidades de glicose”
OBJETIVO
Teremos como objetivo, analisar quantitativamente a concentração de glicose através do espectrofotômetro. “A medida da absorção da luz por um espectrofotômetro é utilizada para detectar e identificar moléculas e