Análise de Fonte sobre o Feminismo na época da ditadura militar no Brasil
RA:
História 4° Semestre- Noturno
Professor: Victor Callari
Análise de linguagens
Revista História Agora
Artigo analisado: Feminismo e Imprensa Alternativa durante a Ditadura Militar brasileira
Escrita por: Maria da Conceição Francisca Pires (Doutora em História Social, Professora Adjunta de Historia do Brasil do Departamento de Historia da Universidade Federal de Viçosa).
Em seu artigo, a historiadora vai buscar no Jornal Pasquim (1969-1991) os movimentos sociais da época como o ideário feminista na década de 70. Antes de entrar no assunto “Feminismo”, a autora vai citar outros movimentos sociais presentes naquele momento; revistas e jornais que tinham a mesma função do Jornal Pasquim visando as transformações sociais no contexto histórico.
O motivo de ela ter escolhido o Jornal Pasquim como destaque para o seu artigo foi pelo fato do jornal de início não ter espaço para a luta da causa feminista, somente alguns anos depois com Martha Alencar que inaugura o universo feminista no Pasquim de forma oficial.
Dentre vários jornais e revistas, a escolha do Jornal deu-se também por conta dele ser um veículo de comunicação que exercia forte influência e muitos se identificava com o tipo de abordagem que o jornal utilizava para atingir a cultura de massa.
A historiadora coloca em seu artigo alguns trechos de reportagens para mostrar como o jornal trabalhava em prol do feminismo, esses trechos são extremamente importantes para entendermos o seu trabalho de pesquisa.
Faz parte do seu trabalho o tema feminismo, pois os movimentos revolucionários faziam parte daquela sociedade e esse tema estudado pela autora se fundamenta com questões que envolvem o presente e ao analisar o Jornal Pasquim como fonte história para seu artigo, suas páginas revelaram as questões essenciais de uma determinada época. É fácil identificar que ela constrói de forma cronológica a evolução do feminismo durante a ditadura militar e isso desperta a atenção.
Nesse