Análise de estudo do caso zara
Livro – A META
1-) Qual o problema a ser resolvido?
A fabrica em que Rogo trabalha tem um problema de tornar a empresa lucrativa em 3 meses. O problema dele e entender qual e a meta a empresa para dai conseguir estruturar ações para tonar a empresa lucrativa. Alto índice de estoque, produção elevada mas sem foco, tudo isso aumenta os custos mas com baixa lucratividade.
2-) Solução do problema
Segundo o livro, existem três regras operacionais para o gerenciamento ideal de uma empresa: ganho, inventário e despesa operacional. Ganho: índice pelo qual o sistema ganha dinheiro através das vendas. Inventário: investimento de dinheiro na compra de algo que pretende comprar. Despesa Operacional, dinheiro que o sistema gasta com finalidade de transformar o inventário em ganho. Através dessas três regras operacionais é possível encaixar qualquer entrada ou saída de dinheiro e também é possível saber se a empresando está indo bem ou não.
Flutuações estatísticas e eventos dependentes é outro conceito apresentado no livro que deveriam ser observados nas máquinas da fábrica. Através disso se é esclarecido que não existe um sistema perfeito de produção: não se pode igualar a demanda com a produtividade, caso isso ocorresse a uma indústria logo ela iria à falência. Os conceitos foram detectados durante uma excursão. Percebeu nesse passeio que existia jovens com passos diferentes, ou seja, as flutuações estatísticas; e notou que o andar de um jovem dependia do ritmo dos outros: eram eventos dependentes. Além do mais, a inexistência do sistema perfeito e comprovado pelo jogo dos palitos. Na fábrica e através desse raciocínio a equipe e adota um sistema de nomeação para as suas máquinas: os não-gargalos, que não atrasavam o processo de fabricação das peças, e os gargalos, que necessitavam de mais tempo para finalizar determinada peça, e por isso deveriam funcionar a todo o momento. Com isso foi possível aperfeiçoar o processamento das peças.
Alex é