ANÁLISE DE DICIONÁRIO
O Dicionário Aurélio Júnior é maior em quantidade de informações e verbetes. O sumário traz várias informações como o “uso das palavras”, numerais, símbolos e unidades de medida, e forma de tratamento entre outras.
É um dicionário grande para ser mini o que dificulta o transporte, por ser muito pesado.
Na abertura há explicações de como usar o dicionário “Chave do Dicionário” que traz explicações sobre o verbete, a definição e o número de definição.
A categoria gramatical vem em itálico e abre a seção de significados e outras informações referentes à palavra, logo após a entrada. É escrita de forma reduzida, por exemplo: fem.; e traz a flexão de gênero e de número e a regência verbal.
Existe ainda um índice que é um número em tamanho pequeno, colocado junto à entrada do verbete, porém elevado, que indica palavras coma a mesma grafia, mas de origens distintas. Distinguindo verbetes diferentes que começam com a mesma palavra.
O sinal em forma de o indica a mudança de categoria gramatical. Após o sinal, as informações fazem referência à nova classe.
No alto de cada página, à esquerda e à direita, estão registrados o primeiro e o último verbetes inseridos o que facilita a consulta. O autor ilustra e explica algumas definições com exemplos que vem em itálico e após dois-pontos.
Os verbos estão muito bem representados o verbete e a categoria do verbo assim: cis-car verbo trans. Dir. 1. limpar de cisco, gravetos, etc. Intrans. 2. Esgaravatar o solo em busca de alimentos. [ conjunção trancar].
O dicionário possui informações importantes como a rubrica, em itálico, indicando a área do conhecimento em que a palavra é usada com o significado. Ci-to-lo-gia subst. Masc. Ciências naturais. Estudo da estrutura e função das células.
A remissiva pode ser total ou complementar, sendo indicada pela palavra veja, seguida por outra em itálico. Exemplo: claro veja evidente. A remissiva pode também ser